Atualizado em: 19 de abril de 2024 às 16:22h

Semana de combate a Tuberculose. De 21 à 25 de Março

Entre os dias 21 à 25 de março estará acontecendo a semana de combate a Tuberculose. Visando divulgar a doença e conscientizar a população sobre a necessidade de uma vigilância constante para preveni-la e diagnosticá-la o mais rápido possível. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá Atividades Educativas acerca da Tuberculose ( sinais e sintomas), em […]

22/03/2022 9h35 Atualizado há 2 anos atrás

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá Atividades Educativas acerca da Tuberculose ( sinais e sintomas), em busca ativa de sintomáticos respiratórios e solicitação de baciloscopia.

Dia 23/03 – Manhã / Tarde:
– PSF Trevo, às 09:00h
– PSF São Pedro, às 14:00h

Dia 24/03 – Manhã / Tarde:
– PSF São Geraldo, às 09:00h.
– PSF Centro 2, às 14:00h.
– PSF Saraiva, às 14:00h.

Dia 25/03 – Manhã:
São Sebastião, às 09:00h.

A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal no mundo. A cada ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem, enquanto outros 9,6 milhões sofrem com a doença. Ela é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.
A bactéria se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram.
Os sintomas da tuberculose ativa incluem:

Tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro;
Febre;
Sudoração noturna;
Perda de peso;
Dores no peito;
Fadiga.

Pessoas portadoras do vírus HIV, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas, e tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose por terem o sistema imunológico deficiente baixo. Esses pacientes são o principal grupo de risco.

O diagnóstico da tuberculose pode ser obtido por vários métodos. A radiografia de tórax é um importante método para investigação e também por exame laboratorial. Entretanto, existem casos em que essa análise não consegue constatar a existência do micróbio. Nessas horas, entra em cena o patologista, o profissional do diagnóstico.

Um passo inicial na prevenção é evitar o contato por tempo prolongado com pacientes diagnosticados com TB em ambientes lotados, fechados e com pouca ventilação.