Atualizado em: 26 de abril de 2024 às 8:58h

Secretaria de Saúde promove reunião ampliada para discutir política de saúde mental

Nesta quinta (28), foi realizada a 1ª Reunião Ampliada em Saúde Mental, por meio da Secretária Municipal de Saúde de Trindade, do Conselho Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município e teve como tema “Saúde mental: direito e compromisso de todos – […]

29/04/2022 17h39 Atualizado há 2 anos atrás

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município e teve como tema “Saúde mental: direito e compromisso de todos – consolidar avanços e enfrentar desafios pela defesa do cuidado em liberdade”.

A reunião objetivou impulsionar, reafirmar, buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde mental como direito, com políticas que reduzam as desigualdades, melhorem as condições de acesso, acolhimento e qualidade no atendimento.

Também teve como objetivo mobilizar e fortalecer a sociedade sobre o direito à saúde mental e sua participação na defesa dos SUS, bem como avaliar o sistema de saúde mental, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde mental e participar na construção das diretrizes para as políticas públicas de saúde mental.

A 1ª Reunião Ampliada contou com participação de autoridades políticas, representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde, servidores e membros da comunidade.

O encontro iniciou com a apresentação musical dos usuários do CAPS. Em seguida, houve a ministração da palestra sobre a temática do evento, feita pelo dr. Leonardo Quesado, médico formado pela FMJ/CE e pós-graduado em psiquiatria pela Faculdade Estácio de Sá e pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Ele fez a abordagem do tema falando acerca do histórico da saúde mental no Brasil e explicando o funcionamento das atividades do CAPS.

Depois, foi feita a apresentação dos eixos, objetivando a elaboração das propostas que servirão para subsidiar as políticas de saúde municipais. As propostas foram apresentadas e aprovadas na plenária final.

O evento foi finalizado com a eleição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual.