Atualizado em: 23 de abril de 2024 às 11:02h

Hospital municipal de Trindade garante suporte à população com profissionais e serviços de atendimento

O governo municipal de Trindade mantém o seu compromisso na busca da excelência na atenção à saúde. É um trabalho executado com competência, responsabilização e humanização, buscando atender às necessidades de saúde da população no município. O Hospital Municipal Maria Veneri Leite, localizado no Centro da cidade, recebe pacientes diariamente, que usam serviços como: consultas […]

02/05/2022 11h35 Atualizado há 2 anos atrás

O Hospital Municipal Maria Veneri Leite, localizado no Centro da cidade, recebe pacientes diariamente, que usam serviços como: consultas em geral, eletrocardiograma, renovação de receita, exames de imagem, verificação dos sinais vitais e metabólicos e laboratório de análises clínicas 24h.

O hospital conta com um grupo de profissionais que fazem um trabalho humanizado voltado para o bom atendimento ao público. A equipe conta com médico plantonista 24h, que realiza condutas em geral, visitas aos pacientes internados e orientação para transferências. Também tem biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia. O hospital ainda tem vigilantes, maqueiros, recepcionistas, cozinheiras e copeiras, além de auxiliares de serviços gerais, motoristas e técnicos de segurança e saúde do trabalhador.

Toda essa equipe tem dado o suporte para cuidar das pessoas que utilizam os serviços do Hospital Maria Veneri. Só nesse ano, até o mês passado, já foram mais de 3,5 mil atendimentos ambulatoriais, 14 partos e 133 internamentos. Além disso, são 167 gestantes atendidas e encaminhadas para serviço de referência.
O Laboratório Municipal de Análises Clínicas do município, que também funciona no hospital, tem feito atendimento ambulatorial, urgências e exames solicitados de pacientes do Hospital Maria Veneri e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante toda a semana.

São, em média, 120 exames e 30 pacientes atendidos diariamente no laboratório (por mês, o número chega a 2,1 mil exames e 580 atendimentos em média), e parte desses exames são de pacientes internados ou em observação no hospital.

Os exames realizados no laboratório são: hemograma, ureia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, TGO, TGP, ácido úrico, beta-HCG qualitativo, ASO, PCR, fator reumatoide, grupo sanguíneo com fator RH, sumário de urina, parasitológico de fezes, VDRL, bilirrubina total e frações, lactato desidrogenase, glicose, baciloscopia para hanseníase, PPD, baciloscopia para tuberculose, anti-HIV, anti-HCV, HBSAG, tempo de sangramento e tempo de coagulação.
Durante o período da pandemia do coronavírus, foram realizados 1.692 testes de Covid-19 no laboratório em 2021 e 577 testes até o mês de março desse ano, sendo 107 internamentos na ala de isolamento no hospital do ano passado até o momento.

É com essa estrutura de atendimento e suporte à população que necessita de atendimento no Hospital Maria Veneri que o Governo municipal de Trindade tem trazido uma melhor qualidade na prestação de serviço de saúde ao nosso povo.