Atualizado em: 20 de maio de 2022 às 11:50h
Encontre o que você precisa aqui:

Secretaria de Agricultura

Início Secretarias e Órgãos Secretaria de Agricultura
Foto Perfil  EDNALDO COSTA CARDOSO

EDNALDO COSTA CARDOSO

Secretário(a)

Informações

Endereço

Rodovia BR 316, KM 58. - Trindade - PE

CEP: 56250-000

Telefones

informação indisponível

E-mail

sec-agricultura@trindade.pe.gov.br

Expediente

08:00h às 13:00h

Secretário(a)
EDNALDO COSTA CARDOSO

Ednaldo Costa Cardoso nasceu em Trindade-PE, no dia 11 de outubro de 1974, filho de Antonio Cardoso Sobrinho e Maria de Lourdes Costa Cardoso, em Trindade- PE. Iniciou os estudos até o 1º ano do Ensino Médio no ano de 1989, logo foi para Recife-PE terminar o ensino médio em 1991.

Em 1992, optou por realizar trabalhos de comércio no Piauí e Maranhão, e em fins de 1993 retornou para Trindade para trabalhar na Mineradora São Jorge S.A., com o cargo de auxiliar de faturista.

Retornou ao Recife-PE para realizar o curso de Zootecnia pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao longo do período em que como acadêmico foi eleito Diretor Presidente da Casa do Estudante de Pernambuco no Biênio de 2000-2002.

No ano da formatura, em 2004, começou sua primeira atuação no campo profissional no Assentamento da Reforma Agrária São João, conjuntura MST no Distrito de Santa Rita em Ouricuri-PE, com 19 (dezenove) famílias. Em 2005, iniciou a segunda etapa com extensão rural através de um convênio entre Prefeitura Municipal de Trindade e o IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco como técnico de Campo.

Em 2008, recebeu o convite para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura de Trindade, ficando até 2012. Depois seguiu realizando trabalho em laticínio em Araripina-PE. Em janeiro de 2014, foi selecionado para fazer parte da COPERATA entidade que realiza cursos de FPR (Formação Profissional Rural) para o SENAR -PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Pernambuco), nas cadeias produtivas avicultura de corte e postura, suinocultura, ovinocaprino, bovinocultura de leite e NRC – Negócio Certo Rural.

Em julho de 2016, constituiu a empresa CPPA SERTÃO PE – Consultoria de Processo e Procedimentos Agropecuários para atuar no Estado do Maranhão, pois conquistou uma vaga de técnico de campo no Programa ABC Cerrado (Agricultura de Baixo Carbono) uma parceria do Banco Mundial e o SENAR – Maranhão para o Arranjo Produtivo de Bovinocultura de Corte, que consiste na aplicação de tecnologias de baixo carbono com práticas de ILPF – Integração de Lavoura Pecuária e Floresta e Plantio Direto, para minimizar impactos dos gases do efeito estufa.

Renovou o contrato no SENAR-Maranhão para realizar ATEG – Assistência Técnica e Gerencial na mesma Cadeia Produtiva de Bovinocultura de Corte. Em maio de 2021, foi convidado para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Trindade – PE.

 

Atribuições da Secretaria:

 

Entre as atribuições da Secretaria Municipal da Agricultura de Trindade, está a implementação de interação com diversas entidades afins para promover as ações de fortalecimento e firmar as políticas de desenvolvimento sustentável de programas agropecuários no nosso município;

A aplicação das diretrizes estabelecidas pelo respectivo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável que atuará sob sua coordenação visa fomentar o desenvolvimento de atividades alternativas de renda, buscando melhor qualidade de vida dos agricultores e seus familiares, e executar obras e serviços de infraestrutura agrícola.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Trindade faz parcerias com outras Secretarias do município para:

– Promover serviços e ações de extensão rural, de assistência técnica especializada e de promoção do associativismo rural;

– Desenvolver atividades, ações, projetos e programas em parcerias com órgãos estaduais e federais de esfera pública ou privados e, juntamente com cooperativas agrícolas e empresas de fomento à produção agropecuária através da integração;

– Promover e executar a política de educação ambiental, promover e executar cursos, seminários, palestras de capacitação e de profissionalização dos agricultores, especialmente voltados para a prática da administração da propriedade rural e à agregação de atividades econômicas alternativas junto às propriedades rurais, especialmente a produção de produtos agroecológicos, atuação conjunta com os demais órgãos da governança do nosso município, junto às propriedades rurais;

– Promover ações e atividades voltadas à proteção, preservação e recuperação de pastagens degradadas para disponibilizar sustentabilidade aos animais de produção.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support